Fed mantém juros entre 5,25% e 5,50% ao ano, mas Powell não descarta novas altas

O Federal Open Market Committee (Fomc) optou por manter as taxas de juros dos Estados Unidos inalteradas, no patamar entre 5,25% e 5,50% ao ano, mas ainda não decretou o fim do atual ciclo de alta dos juros. A decisão pela manutenção foi unânime.
O Federal Reserve (Fed) entende que a inflação continua significativamente acima da meta de 2% ao ano, mas avalia que o recente arrefecimento dos preços contribuiu para uma ancoragem das expectativas, o que permitiu que as autoridades monetárias optassem por não elevar os juros neste momento.
Jerome Powell, presidente do Fed, disse em entrevista coletiva após a divulgação da decisão do Fomc que os juros podem voltar a subir caso a inflação dê sinais de aceleração, e reforçou que os juros serão mantidos em patamares restritivos até que existam sinais claros de convergência para a meta. Atualmente, a inflação ao consumidor acumula alta de 3,7% no intervalo de 12 meses encerrado em agosto.
Dessa forma, o mercado ainda mantém no radar a possibilidade de mais uma elevação de 0,25 ponto percentual nos juros, o que elevaria as taxas ao patamar entre 5,50% e 5,75% ao ano. Independentemente de uma nova elevação, as taxas devem ser mantidas em patamares restritivos pela maior parte de 2024, conforme indicam as projeções norte-americanas.