Open Finance: entenda o que é esse sistema que entrou em uma nova fase em setembro
O Open Finance é uma mudança no sistema financeiro brasileiro que dá aos clientes de produtos e serviços financeiros a possibilidade de permitirem o compartilhamento de suas informações entre diferentes instituições financeiras autorizadas pelo Banco Central. Dessa forma, todas as instituições autorizadas passam a ter acesso a informações sobre o relacionamento dos clientes que aderem ao Open Finance com seus respectivos bancos, corretoras, seguradoras, entre outros.
Pensando nisso, a Lifetime elaborou este texto explicando as vantagens do Open Finance e falando sobre a nova fase do projeto, inaugurada no dia 29 de setembro deste ano.
Quais as vantagens do Open Finance?
O Open Finance tende a aumentar a eficácia na oferta de produtos e serviços financeiros uma vez que permite uma visão 360° do perfil do cliente. Dessa forma, as instituições financeiras tendem a realizar ofertas mais assertivas para cada indivíduo, oferecendo, por exemplo, tarifas mais baixas e condições mais vantajosas para produtos e serviços que o cliente já utiliza em outras instituições.
Dessa forma, a tendência é um aumento da competitividade entre as instituições no que diz respeito ao oferecimento de melhores condições para os clientes. Além disso, o Banco Central destaca que “quem, por exemplo, possui mais de uma conta bancária ou tem conta em um banco e empréstimo em outro, poderá ver todas as suas informações em um único local”.
A adesão é obrigatória?
Não, cada pessoa pode decidir se irá aderir ou não ao Open Finance.
O que muda com a nova fase?
Com a implementação da nova fase do Open Finance, as instituições financeiras ampliarão o escopo das informações compartilhadas, incluindo produtos de investimento e outros. Agora estão disponíveis para compartilhamento as seguintes informações:
• Produtos de Renda Fixa Bancária
• Produtos de Renda Fixa Crédito
• Tesouro Direto
• Produtos de Renda Variável
• Fundos de Investimento
O intuito dessa mudança é permitir a oferta de produtos de investimento mais alinhadas ao perfil e aos objetivos de cada investidor, aumentando também a competitividade nesse segmento.