Conheça os dois bares de São Paulo que integram a lista de melhores do mundo em 2023
O Brasil tem dois representantes na lista dos 100 melhores bares do mundo em 2023, e ambos estão localizados na capital paulista. Quem diz isso não somos nós, mas sim os especialistas do The World’s 50 Best Bars, ranking especializado que é publicado anualmente. O ranking é elaborado com base nas avaliações de 680 especialistas em coquetelaria e mixologia, e por mais que o nome do ranking possa ser traduzido para “os 50 melhores bares do mundo”, a lista atualmente traz os 100 melhores bares do planeta.
Sips: o melhor bar do mundo
O título de melhor bar do planeta foi para o espanhol Sips, situado no coração da Catalunha. Criado por Simone Caporale e Marc Álvarez em 2021, o Sips oferece o melhor da alta coquetelaria, com drinks autorais surpreendentes e releituras de grandes clássicos da coquetelaria.
O carro-chefe da casa é o drink Primordial, que custa 14 euros e é preparado com whisky escocês, vinho do porto e pera-nashi, servido em uma mão de metal. Além disso, é possível viver uma experiência completa com o menu degustação da casa, que conduz o cliente por uma jornada pelos principais drinks oferecidos pelo Sips.
Tan Tan: o bar em estilo japonês que conquistou o Brasil
O Tan Tan é um bar de temática japonesa situado em Pinheiros, uma das regiões mais boêmias da capital paulista, que foi fundado em 2015 sem muito alarde, com poucas mesas em um espaço estreito. Desde então, o bar comandado pelo chef Thiago Bañares cresceu bastante e conquistou o paladar dos paulistanos, ficando com a 56ª colocação no ranking.
Unindo drinks autorais inesquecíveis à culinária japonesa, o Tan Tan vem subindo no ranking nos últimos anos: ocupou a 85ª colocação em 2021 e a 62ª no ano passado. Nesse ritmo, talvez veremos um bar brasileiro entre os 50 melhores do mundo no ano que vem.
SubAstor: novamente entre os melhores bares
Comandado pelos mixologistas Fábio La Pietra e Alex Sepulchro, o SubAstor voltou à lista de melhores bares do mundo para ocupar a 58ª posição, após quatro anos sem integrar o ranking. O bar tem três unidades espalhadas por São Paulo, mas mantém o mesmo padrão de qualidade independente da unidade que você visitar, sempre trazendo o melhor da mixologia mundial.
A Companhia Tradicional do Comércio, proprietária da rede SubAstor, passou por um momento delicado durante a pandemia, tendo que fechar alguns de seus bares e restaurantes, mas soube surfar a onda da reabertura dos estabelecimentos comerciais, e o SubAstor vem sendo o grande destaque da companhia, retomando o prestígio que tinha antes, quando chegou a ocupar a 51ª colocação da lista em 2019.