Petrobras tem recorde de produção de óleo e gás no 3° trimestre
A Petrobras (PETR3/PETR4) registrou recorde de produção de óleo e gás no 3° trimestre deste ano, 3,98 milhões de barris de óleo equivalente (MMboed) por dia, o que representa uma alta de 7,8% com relação à produção do 2° trimestre de 2023. Além disso, a empresa registrou o recorde mensal de produção em setembro, com 4,1 milhões de barris de óleo equivalente, um bom sinal para 4° trimestre.
Segundo a Petrobras, “esse resultado se deve principalmente ao crescimento da produção (ramp-up) das plataformas Almirante Barroso, que opera no campo de Búzios, e P-71, no campo de Itapu – ambas no pré-sal da Bacia de Santos – e das unidades Anna Nery e Anita Garibaldi, nos campos de Marlim e Voador – que operam na Bacia de Campos”.
Outro motivo crucial para a melhora do desempenho da petrolífera foi a redução das paradas para manutenção das plataformas de petróleo no trimestre, o que permitiu que a empresa explorasse uma fatia maior do seu potencial produtivo no período.
Após o resultado surpreendente, a Petrobras informou que revisará seu guidance, ou seja, suas projeções de produção de óleo e gás para os próximos meses. As novas projeções devem ser divulgadas no dia 9 de novembro, junto com o lucro e as receitas do terceiro trimestre deste ano.
A notícia é positiva para a empresa pensando no curto prazo, e as ações da companhia respondiam positivamente à divulgação das informações. As ações preferenciais PETR4 subiam mais de 2% no pregão, enquanto as ordinárias PETR3 tinham alta de 1,7%.