PIB dos EUA no 2° trimestre é revisado para baixo em nova leitura
O Produto Interno Bruto (PIB) dos Estados Unidos cresceu 2,1% no 2° trimestre de 2023 em relação ao mesmo período do ano anterior de acordo com a nova leitura divulgada pelo Departamento de Comércio do país. Na primeira prévia divulgada, o PIB da maior economia do planeta havia crescido 2,4% no período.
No que diz respeito ao mercado de trabalho, os EUA geraram 177 mil empregos privados em agosto, número abaixo das projeções (195 mil), corroborando a perspectiva de desaceleração econômica.
Em meio a um cenário de atividade econômica mais fraca, mas com os níveis de emprego ainda em patamares satisfatórios (o desemprego estava em 3,5% na última leitura, em julho), investidores aguardam a próxima reunião do Federal Open Market Committee (Fomc, o comitê de política monetária dos EUA), que deve trazer mais informações sobre a trajetória dos juros no país.
A principal dúvida dos investidores é se o Fomc anunciará mais uma elevação de 0,25 ponto percentual dos juros até o final do ano ou se sustentará a taxa atual, no patamar entre 5,25% e 5,50% ao ano, até que a inflação convirja para a meta, de 2% ao ano.
Com a economia apresentando sinais de desaceleração e a redução do ritmo de geração de empregos no país, cresce a expectativa por um “pouso suave” conduzido pelas autoridades monetárias dos EUA.