Brasil quebra recorde nos Jogos Pan-Americanos de 2023 com 205 medalhas
Com 205 medalhas no total, o Brasil fez a melhor campanha de sua história nos Jogos Pan-Americanos disputados em Santiago, no Chile. Foram 66 ouros, 73 pratas e 66 bronzes conquistados pelos atletas brasileiros, o que garantiu ao Brasil a segunda colocação no quadro geral, atrás apenas dos Estados Unidos, que conquistaram 286 medalhas, sendo 128 ouros, 75 pratas e 87 bronzes.
O melhor desempenho obtido pela delegação brasileira até então havia sido a conquista de 169 medalhas nos Jogos Pan-Americanos de Lima em 2019, das quais 54 foram ouros. Na ocasião, o Brasil também ficou com a segunda colocação no quadro geral de medalhas.
Destaques brasileiros dos Jogos Pan-Americanos de Santiago
O grande destaque da competição foi a performance impecável do time brasileiro de ginástica rítmica, que conquistou o ouro em todas as oito modalidades em disputa. Além disso, a ginasta Bárbara Domingos foi a brasileira mais vitoriosa dessa edição dos jogos, conquistando três ouros e duas pratas nas cinco provas que disputou.
No boxe, os atletas brasileiros também fizeram história, conquistando 12 de 13 medalhas possíveis, sendo quatro ouros, cinco pratas e três bronzes. Somando os times masculino e feminino, foram nove vagas conquistadas para as Olimpíadas de Paris de 2024, nas quais o Brasil promete fazer história.
No judô, foram conquistadas 15 medalhas individuais, sendo sete ouros, duas pratas e seis bronzes, números que tornam a campanha de 2023 a melhor da história do time brasileiro de judô. Chama a atenção a presença de muitos atletas jovens entre os medalhistas, o que reforça a perspectiva de bons resultados no futuro, já de olho nos Jogos Olímpicos do próximo ano.
A campanha épica do time brasileiro de beisebol
Um dos esportes menos populares no Brasil, o beisebol não era esperança de medalha nesta edição dos Jogos Pan-Americanos. O time, que mescla jogadores profissionais e amadores, muitos dos quais precisam conciliar o esporte com carreiras convencionais, surpreendeu a todos com uma campanha histórica, conquistando a medalha de prata e levando o beisebol brasileiro para o pódio pela primeira vez na história da competição.
Os brasileiros superaram seleções tradicionalíssimas no esporte, como Cuba, maior vencedora da modalidade, Venezuela e Panamá. Contudo, o time improvável não conseguiu superar a Colômbia na final, e perdeu a partida por 9 a 1. De qualquer forma, a campanha histórica desses atletas jamais será esquecida, e é uma demonstração de amor ao esporte e superação das dificuldades.